NOTÍCIA: Empresas Aéreas brasileiras pedem financiamento ao Governo brasileiro

Nesta terça feira (20), o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, se reuniu com os presidentes das quatro empresas aéreas brasileiras-TAM,GOL,Azul e Avianca- e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas(ABEAR). O encontro foi para apresentar novas propostas para reverter a situação caótica que as Aéreas estão enfrentando.

Gol e Tam.

Gol e Tam.

O ministro está analisando as nove propostas feitas pele setor e pediu um prazo de dez dias para se posicionar sobre o que foi proposto. A opinião de especialistas é que estamos á beira de uma grande crise, pois as companhias precisam de um grande investimento de capital e, por este motivo, demanda muito financiamento. Como vem atrelado á taxa de juros, que no Brasil é altíssima, outro fator é o câmbio, que está com o dólar em constante elevação.

 

Outro fator é o combustível, que representa 30% das despesas de uma companhia aérea, levando em conta a inflação que vem sofrendo aumentos constantes as empresas tem gastos aumentados acima da inflação. Segundo analistas as duas maiores empresas brasileiras TAM e Gol, juntas registraram no último trimestre prejuízo de R$ 8 milhões por dia.

 

A principal saída é pedir ajuda ao governo, mas a Fundação Getúlio Vargas aponta uma outra saída que seria a fusão entre as duas maiores empresas aéreas brasileiras á longo prazo. Outro fator para ajudar no endividamento das nossas empresas aéreas é a concorrência com as empresas aéreas internacionais. Lembrando que a crise no setor não acontece só no Brasil, grandes empresas estrangeiras estão passando pelo mesmo problema. Não é a primeira nem será  a última crise no setor, mas como sabemos toda vez que acontece uma crise mudanças acontecem.

Por Walter Ferreira

Publicado em agosto 23, 2013, em Notícias e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: