Notícia:Primeiro dia de julgamento do voo JJ3054 da TAM

No primeiro dia de julgamento dos réus do acidente do voo JJ3054 da empresa aérea TAM que aconteceu nesta quarta-feira(7), duas testemunhas de acusação prestaram depoimento. Os acusados Cecília Marcondes e José  Eduardo Brosco foram ouvidos na 8ª Vara Criminal Federal da cidade de São Paulo.

Acidente com avião TAM. Foto: Isabela Noronha/G1

Acidente com avião TAM. Foto: Isabela Noronha/G1

Estão marcados para novembro e dezembro o depoimento das testemunhas de defesa. Não será permitido a entrada da imprensa e de familiares das vítimas, a  medida é devido á falta de de espaço, mas poderão acompanhar do lado de fora do Fórum todo o julgamento.
O acidente aconteceu dia 17 de julho de 2007, a aeronave A 320 da TAM estava com um de seus reversos(componente da turbina que ajuda a parar o avião) estava desativado. O Airbus atravessou a pista do Aeroporto de Congonhas e bateu no galpão da própria empresa que ficava na Avenida Washington Luis que fica ao lado do aeroporto. Houve uma reforma e a pista havia sido liberada 20 dias sem os arranhões na pista chamado grooving que ajuda a escorrer a água da chuva e evita formação de bolsões de  água.

 
O ministério público federal(MPF) acusa três pessoas de atentado contra a segurança de transporte aéreo: Marco Aurélio dos Santos de Miranda, na época diretor de segurança de voo da TAM, Alberto Fajerman, vice-presidente de operações da TAM  quando ocorreu o acidente e Denise Maria Ayres Abreu, na época era diretora da Agência Nacional de Aviação Civil(Anac).
Segundo denúncia Marco Aurélio e Alberto Fajerman tinham conhecimento das péssimas condições de atrito e frenagem da pista principal de Congonhas, também não divulgaram as mudanças de procedimento de operação com o reversor desativado do Aribus A 320. A audiência que começou ás 14h30 foi finalizada as 17h.

 

Por Walter Ferreira

Publicado em agosto 8, 2013, em Notícias e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: