Curiosidades: Guia para a primeira viagem de avião

Com as promoções das empresas aéreas os passageiros de ônibus estão migrando para o avião. Feito a compra da passagem e a data de embarque chegando o nervosismo é natural, existe um processo da compra do bilhete até o momento que você está no avião esperando a decolagem, leia com atenção e veja esse guia que preparamos para você ficar  tranquilo. Confira e boa viagem!
Quando se viaja de avião o primeiro item á se pensar são as malas, a bagagem de mão tem que ter no máximo 5 quilos e será carregado por você no avião, você deverá colocar objetos de valor:carteira,celular,documentos,computador e aparelho
de MP3, evite colocar objetos cortantes(alicate, tesoura de unha etc). Cada passageiro(incluindo crianças) tem direito de  levar uma mala grande despachada no momento do check-in(no máximo 23 quilos em voos nacionais), se houver excesso, você vai pagar uma taxa extra. Coloque um adesivo ou uma fita na sua bagagem para não confundi-la com outra pessoa na hora da retirada, outa dica é colocar um cadeado para proteger o interior da bagagem.

Outra questã são os documentos necessários para viagem, em voos nacionais separe o RG, carteira de motorista, passaporte nacional ou carteira de trabalho(originais ou cópias autenticadas). Deixe-o sempre a mão, será pedido mais de uma vez. Se for viagem internacional, o passaporte com o visto do local a ser visitado(se o país exigir), e para alguns destinos, são necessários comprovantes de vacinas  específicas.
O que vestir para a viagem? essa é uma pergunta frequente, a dica é usar roupas e calçados confortáveis para usar no dia da viagem, não se esqueça do casaco mesmo se for para algum lugar quente para se proteger do ar condicionado(é muito frio), leve um doce mesmo que você não goste, porque algumas pessoas sentem dor de ouvido principalmente no momento do pouso e da decolagem, simular bocejos ou mascar alguma coisa ajuda a aliviar o desconforto. Se você sente enjoos leve seu remédio habitual, respirar pausadamente ajuda a diminuir a sensação de náuseas, evite bebidas alcoólicas antes e durante o voo, a altitude potencializa os efeitos do álcool.

Mala,foto:reprodução

Mala,foto:reprodução

Tudo pronto agora é se dirigir ao aeroporto, a dica é chegar uma hora antes do horário do voo para poder realizar todos os procedimentos, para voos internacionais internacionais no mínio duas horas antes. Procure o balcão de embarque da empresa aérea que você internacionais escolheu. O Chek-in é o ato de se apresentar com o documento de identificação. Leve o bilhete da passagem  aérea emitido no momento da compra, também chamado de e-ticket). No balcão da empresa você entrega a sua mala que sera pesada, identificada e despachada. O funcionário vai  entregar o cartão de embarque com informações sobre seu voo, guarde esse papel pois ele garante sua entrada no avião.

Embarque,foto:reprodução

Embarque,foto:reprodução

Ceck in,foto:reprodução

Ceck in,foto:reprodução

Dicas de bagagem,foto:reprodução

Dicas de bagagem,foto:reprodução

Após o Check in a espera é para embarcar no avião. Procure o local onde são feitos os embarques, há um local para Embarque Doméstico(voos dentro do Brasil) e outro para Embarque Internacional(voos para o exterior). após passar pelo embarque você vai passar por um detector de metais(é obrigatório), lembre-se de tirar todos os objetos metálicos que portar(chaves, moedas, cinto), que devem passar junto com a bagagem de mão no raio x. Após isso, é hora de procurar pelo portão de embarque que está indicado no cartão.

Corredor do avião,Foto:Creative Commons Uggboy

Corredor do avião,Foto:Creative Commons Uggboy

Foto:reproduçao

Foto:reproduçao

Depois desse processo você vai embarcar no avião, procure o assento assinalado no cartão de embarque, no taxiamento para a pista de decolagem os comissários de bordo explicarão os procedimentos de segurança. Aparelhos
eletrônicos devem ser desligados na hora do pouso e decolagem, deixe seu celular desligado ou na opção flight mode. É proibido fumar a bordo e dependendo da empresa aérea é servido algum lanche e bebidas, e o voo for
longo, a dica é se alimentar bem antes ou levar petiscos a bordo. É permitido tirar fotos ou filmar dentro do avião desde que você não incomode os demais passageiros. Após decolar você pode tirar o cinto de segurança,
mas algumas pessoa preferem afrouxar um pouco mas nunca tirar. Durante o voo pode ocorrer alguma turbulência(nome dado ao movimento do ar na atmosfera que faz com que o avião balance), acontece quando a aeronave ultrapassa uma nuvem e chuva ou mudança brusca na temperatura, velocidade ou pressão do ar. As vezes é incômodo mas fique tranquilo porque o avião é projetado para esse tipo intempéries do tempo, permanecer sentado e afivelar o cinto  é a dica até que o voo seja normalizado.
Finalmente o avião pousa, aguarde o taxiamento até o Gate(portão) ou o local onde o avião vai ficar, desembarque e procure a esteira assinalada com o número do seu voo. É la´que você vai pegar a sua bagagem. Se você tem alguma dúvida basta seguir as pessoas desembarcaram da aeronave. Fique de olho até aparecer a sua mala, confira ante de pegá-la se á sua mesmo. Se não conseguir pegar fique tranquilo que ela passará novamente. Com a bagagem em mãos  é só se dirigir a saída e se divertir no destino que você escolheu.

desembarque,foto:reproduçao

desembarque,foto:reproduçao

Lembre-se: O desconhecido gera expectativa e nervosismo, isso é normal. Sempre comentamos que o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo, analisando o número de tragédias em relação á pousos e decolagens que acontecem a cada segundo no mundo é muito baixo comparando com acidentes de trânsito por exemplo. Espero que você tenha gostado das dicas e lembre-se se não souber pergunte sempre como diz o ditado:”quem tem boca vai á roma” e tenha uma boa viagem.

Publicado em maio 15, 2013, em Curiosidades e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: