Empresas Aéreas: TAM

Começamos com a maior empresa aérea do Brasil, mais conhecida pelo nome de TAM,fundada em 12 de Julho de 1976, depois da fusão com a LAN Airlines mudou a razão para LATAM Airlines Group, a maior de toda a América Latina, sendo uma da 20 maiores do mundo e está na liderança no Hemisfério Sul em número de passageiros Transportados.

Marketing da Tam

Marketing da Tam

Nossa história começa em Marília com a TAM- Taxi Aéreo Marília que surgiu dia 21 de fevereiro de 1961, á partir da união de dez jovens pilotos de monomotores, eles faziam transporte de cargas e passageiros entre São Paulo, Paraná e Mato Grosso com quatro cessnas 180 e um Cessna 170, no final da década de 60 a empresa é comprada pelo empresário Orlando Ometto, que muda a sede para São Paulo. O comandante Rolim Amaro entra na sociedade em 1971 convidado por Ometto. Com 33% das ações Rolim adquire no ano seguinte a metade da empresa e assume a direção.

Boeing 767-foto Frederico Cavalcante

Boeing 767-foto Frederico Cavalcante

Em 1976 surge a TAM-Transportes Aéreos Regionais, com atendimento voltado para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. No final da década finalmente surge a empresa que conhecemos hoje a TAM linhas Aéreas. Nos anos 80 a empresa adquire seus primeiros Fokker F27(aviões turboélice). Em 1986 eles adquirem a VOTEC, estendendo a malha viária da empresa para a região Centro-Oeste e  Norte do Brasil.

Airbus A 319

Airbus A 319

Na década de 90 eles adquirem o Fokker 100, ganhando visibilidade no Brasil, em 1993 lançam o TAM Fidelidade que se destaca por não prever limitação de assentos para as passagens gratuitas. Em 1996 a TAM já estava em todo o território nacional, adquire a  LAPSA do governo paraguaio e cria a TAM Mercosul, atualmente TAM Airlines. Entra em um consórcio formado pela LAN Chile e TACA liderando a negociação para comprar as primeiras aeronaves Airbus, são 150 aeronaves para as três empresas junto ao consórcio europeu.

Airbus A 320

Airbus A 320

Em 1998 chegam os primeiros Airbus A330 inaugurando a rota internacional Sâo Paulo-Miami. Em 1999 começa a operar em parceria com a Air France rotas para Europa. A década seguinte começa com uma ofensiva fase de crescimento, mas em 2001 morre o comandante Rolim em um  acidente de helicópetero(8 de Julho de 2001), dois meses depois a aviação comercial sofre um sério abalo e entra em um ciiclo de  retração devido aos atentados do 11 de Setembro.

Airbus A 330

Airbus A 330

Mesmo assim eles adquirem mais 15 aeronaves Airbus A 320 e dois A 330, mesmo com todos os problemas a empresa transporta mais de 14 milhões de passageiros em 2002.Em 2003 remaneja sua malha aérea, reestruturando internamente e inicia o compartilhamento de voos com a VARIG(ainda não estava incorporada á Gol), com a economia aquecida volta a fazer voos diurnos para Miami e passa a operar mais três voos semanais para Paris, começa a voar diariamente para Santiago no início de dezembro. Em 2005 chega o décimo Airbus A330 e acertou a entrega de mais 10 aeronaves A320. Nesta época fecha acordo com a Passaredo, OceanAir, TOTAL. Trip e Pantanal, com isso a TAM passou a cobri uma malha com 66 cidades no território nacional(sendo 41 destinos próprios).

Interior do A 320

Interior do A 320

Entre 2004 e 2006 a TAM lidera o mercado doméstico com média de 43,5% de market share e 18,9% de participação no mercado. Novas frequências para Paris e Buenos Aires e o lançamento do voo para Nova York. Em Outubro de 2006 inicia voo para Londres além de zurique e Genebra por  meio de Codshare com a Air France, com isso a companhia encerra o ano com lucro de R$ 556,0 milhões, transportantando 27,9% mais passageiros que no ano anterior, totalizando 25 milhões de pessoas. Em 2007 inicia rotas para Milão e Córdoba na Argentina, passa oferecer uma frequência direta entre Salvador e Paris, além de Salvador á Buenos Aires. Estabelece parcerias estratégicas com a TAP, LAM, United Airlines e a Lufthansa,  com isso aumenta a suas operações internacionais, além disso adquire mais dois A330 e quatro Boeing 777 300ER aumentando para oito o número de  aeronaves desse modelo.

No ano de 2008 a empresa entra na Star Alliance, a maior aliança mundial de companhias aéreas, representando um novo patamar na expansão internacional da TAM, também ampliou acordos de codshare com várias empresas como a TAP,Lufthansa, Air Canadá, LAN chile, LAN Peru, LAN Argentina e a Pluna. No final de 2008 a empresa estava com 129 aeronaves com idade média de 5,5 anos, uma das mais jovens do mundo e com receita de R$ 10, 5 bilhões, com crescimento de 29,7% em relação a 2007. Em 2009 a empresa reformulou a sua plataforma tecnológica com sistemas comerciais de gestão de passageiros e Chek-in migrado para a plataforma Amadeus. Acordos de codshare com as empresas BMI, Swiss, Austrian, Air China(começando voos de São Paulo-Pequim via Madrid). A TAM apresentou ao mercado o Multiplus
Fidelidade, que atua com o conceito de dedes de programação de fidelização. Em Outubro de 2009 o Multiplus torna-se uma empresa independente.
No dia 19 de dezembro de 2009 a TAM S.A. a Holding controladora da TAM Linhas Aéreas formalizou a aquisição da Pantanal Linha Aéreas. A empresa encerrou o ano com  132 aeronaves.

A 320 pintura Star Alliance

A 320 pintura Star Alliance

Em 2010 a TAM anuncia junto com a LAN airlines a intenção da união das duas Holdings em uma única, a LATAM Airlines Group, juntas somam mais de 40 mil funcionários, mais de 280 aviões, 115 destinos em 23 países, além de oferecer serviços de carga em todo o mundo, com isso ela iria se tornar a maior empresa aérea da América Latina e a décima maior em passageiros transportados, as duas empresas continuariam operando com marcas existentes e sob suas próprias certificações de operação, assim como KLM e Air France. A LAN ficaria com 70,6% da Latam e a TAM com 29,3%, sendo que a família AMaro detentora de 80% do capital volante da empresa e também com participações na LAN. Neste mesmo ano inicia o serviço de chamadas telefônicas(pioneiro na aviação brasileira), assim como o envio de mensagem de texto e acosso a internet durante os voos, inicialmente em um Airbus A321, o serviço inédito no país é uma parceria entre a TAM e a OnAir, empresa que dá suporte para uso de celulares em aeronaves.

Tam Fidelidade

Tam Fidelidade

O acordo entre a TAM e a LAM é aprovado pelos respectivos Conselhos de Administração das duas empresas em março de 2011, a Anac concedeu a autorização prévia para a operação. No Chile e em outros países onde a LAM possui subsidiárias foi feito a concordância dos acionistas não controladores, por meio da adesão a uma oferta de ações. Neste ano começa operações para a Cidade do México, e foi assinado acordo de codeshare com a Spaniair. Assim em Julho de 2012 começa o processo de fusão ente as duas empresas criando a holding LATAM Airlines Group. Em Agosto de 2012 recebe o  Boeing 777-300ER com nova configuração de interior, recebeu também o Airbus A319 com nova configuração para a frota de médio curso com novas poltronas e uma seção de maior espaço como nos novos 777, essa configuração será aos poucos instalada nas aeronaves da família A 320, então todas as novas aeronaves recebidas contam com o novo padrão.

Não podemos deixar de comentar os dois grandes acidentes da empresa, que por coincidência foram no mesmo aeroporto: Aeroporto de Congonhas – CGH, o primeiro aconteceu em 1996 com um Fokker 100 PT-MRK  com cor azul-escuro pintado com a inscrição “Number 1” da empresa TAM,conhecido como voo 402 que taxiou pela pista 17R do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde se preparava para decolar com destino ao Rio de Janeiro.  O problema foi no reverso que foi ativado durante a decolagem, o avião perdeu altitude e caiu próximo ao aeroporto, a empresa foi elogiada pelo auxílio as famílias e com as lições aprendidas criou um livro de ações para acidentes aéreos. Em dia 17 de Julho de 2007 acontece outra tragédia com um Airbus A320 de prefixo PR-MBK conhecido como voo 3054, saiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre as 17h 16 com destino ao Aeroporto de Congonhas em São Paulo. Já era noite e quando a aeronave pousou na pista 35L ás 18h51, com dificuldades de frenagem, fez uma curva á esquerda e saiu a pista em sua parte final, percorrer parte de um gramado, cruzou a avenida Washtington Luís, o Airbus A 320 atingiu a cobertura de um posto de gasolina e em seguida chocou-se com um prédio da TAM EXPRESS(serviço de carga da própria TAM),
situado ao lado do posto. Além do problema no reverso(sistema que auxilia na frenagem utilizando a própria turbina)inoperante. O choque do avião ao prédio de quatro andares da TAM Express, causou um grande incêndio  comprometeu a estrutura do prédio que foi implodido posteriormente; no acidente morreram 199 pessoas incluindo passageiros, tripulantes e pessoas que estavam no prédio da TAM Express.

Star Alliance

Star Alliance

A  TAM  na época do Comandante Rolim a empresa era um marco no bom atendimento e na inovação de como tratar os passageiros, o mítico tapete vermelho e as vezes o próprio comandante na porta da aeronave saudando os passageiros fez a imagem da empresa, voar se tornava um evento, depois de sua morte alguns processos foram deixados de lado mas com a entrada
da empresa na Star Alliance modernizou a empresa e fez a marca ser uma das grandes no mercado mundial de aviação, para o futuro a unificação das duas empresas que é uma tendência mundial prepara a  TAM para novos desafios que se exige dos mega conglomerados da aviação mundial.
-AERONAVES:

AIRBUS A319-100 – QUANT 29 (Rotas curtas, regionais e na Ponte Aérea Rio de Janeiro – São Paulo)
AIRBUS A230-200 – QUANT 88 (Rotas curtas, médias e internacionais-Assunção, Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Ciudad del Este, Cochabamba, Manaus , Montevidéu, Santa Cruz de la Sierra e Santiago)
AIRBUS A321-200 – QUANT 09 (Rotas médias – Belém,Brasília, Fortaleza, Florianópolis, Maceió, Natal, Porto Alegre, Porto Seguro, Recife, Salvador e São Paulo)
AIRBUS A330-200 – QUANT 20 (Rotas médias e internacionais-Buenos Aires, Frankfurt, Lima, Madrid, Miami, Nova York, Orlando, Paris ,Londres, Brasília,Manaus, Rio de Janeiro, Milão e Belo Horizonte)
BOEING 767-300ER – QUANT 02 (Rotas médias e internacionais)
BOEING 777-300ER – QUANT 08 (Rotas internacionais-Frankfurt, Londres, Santiago, Miami, Nova Iorque, Buenos Aires e São Paulo)

TOTAL: 157
-DESTINOS:

Destinos Domésticos:

*Região Norte:
• Rio Branco (Aeroporto Internacional Plácido de Castro – RBR)
• Macapá (Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre)
• Manaus (Aeroporto Internacional Eduardo Gomes – MAO)
• Belém (Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro – BEL)
• Marabá (Aeroporto João Correa da Rocha – MAB)
• Santarém (Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca – STM)
• Boa Vista (Aeroporto Internacional Atlas Brasil Cantanhede – BVB)
• Porto Velho (Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira – PVH)
• Palmas (Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues – PMW)

*Região Nordeste:
• Maceió (Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares – MCZ)
• Petrolina (Aeroporto Senador Nilo Coelho)
• Ilhéus (Aeroporto Jorge Amado – IOS)
• Porto Seguro (Aeroporto de Porto Seguro – BPS)
• Salvador (Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães – SSA)
• Una (Aeroporto de Comandatuba – UNA)
• Fortaleza (Aeroporto Internacional Pinto Martins – FOR)
• Recife (Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre – REC)
• Imperatriz (Aeroporto Prefeito Renato Moreira – IMP)
• São Luís (Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado – SLZ)
• João Pessoa (Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto – JPA)
• Teresina (Aeroporto Senador Petrônio Portella – THE)
• Natal (Aeroporto Internacional Augusto Severo – NAT)
• Aracaju (Aeroporto Internacional Santa Maria – AJU)

*Região Centro-Oeste:
• Brasília (Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek – BSB)
• Goiânia (Aeroporto Internacional Santa Genoveva – GYN)
• Cuiabá (Aeroporto Internacional Marechal Rondon – CGB)
• Campo Grande (Aeroporto Internacional Antônio João – CGR)

*Região Sudeste:
• Vitória (Aeroporto de Goiabeiras Eurico de Aguiar Salles)
• Belo Horizonte ([Aeroporto Internacional de Pampulha – PLU]])
• Belo Horizonte (Aeroporto Internacional de Confins Tancredo Neves – CNF)
• São José do Rio Preto-SP (Aeroporto de São José do Rio Preto-SP)
• Uberlândia (Aeroporto Ten. Cel. Av. César Bombonato – UDI)
• Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional do Galeão Antônio Carlos Jobim – GIG)
• Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont – SDU)
• São Paulo Campinas (Aeroporto Internacional de Viracopos – VCP)
• Ribeirão Preto (Aeroporto Dr. Leite Lopes – RAO)
• São José do Rio Preto (Aeroporto Estadual Prof. Eribelto Manoel Reino – SJP)
• São Paulo (Aeroporto de Congonhas – CGH)
• São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos Governador André Franco Montoro – GRU)

*Região Sul:
• Curitiba (Aeroporto Internacional Afonso Pena – CWB)
• Foz do Iguaçu (Aeroporto Internacional Cataratas – IGU)
• Londrina (Aeroporto Internacional Governador José Richa – LDB
• Porto Alegre (Aeroporto Internacional Salgado Filho – POA)
• Florianópolis (Aeroporto Internacional Hercílio Luz – FLN)
• Joinville (Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola – JOI)
• Navegantes (Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder – NVT)
Destinos Internacionais:

*América do Norte:
• Cidade do México, México (Aeropuerto Internacional Benito Juárez – MEX)
• Miami, Estados Unidos (Miami International Airport – MIA)
• Nova York, Estados Unidos (John F. Kennedy International Airport – JFK)
• Orlando, Estados Unidos (Orlando International Airport – MCO)

*América do Sul:
• Buenos Aires, Argentina (Aeroparque Regional Jorge Newbery – AEP)
• Buenos Aires, Argentina (Aeropuerto Internacional de Ezeiza Ministro Pistarini – EZE)
• Santa Cruz de la Sierra, Bolívia (Aeropuerto Internacional Viru Viru – VVI)
• Santiago, Chile (Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez – SCL)
• Bogotá, Colômbia (Aeroporto Internacional El Dorado – BOG)
• Assunção, Paraguai (Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi – ASU)
• Ciudad del Este, Paraguai (Aeroporto Internacional Guaraní – AGT)
• Lima, Peru (Aeroporto Internacional de Lima-Callao Jorge Chávez)
• Montevidéu, Uruguai (Aeroporto Internacional de Carrasco General Cesareo L. Berisso – MVD)
• Caracas, Venezuela (Aeropuerto Internacional de Maiquetia Simón Bolívar – CCS)

Europa:
• Frankfurt, Alemanha (Rhein-Main Flughafen – FRA)
• Madrid, Espanha (Aeroporto Internacional de Madrid-Barajas – MAD)
• Paris, França (Aéroport Charles de Gaulle – CDG)
• Milão, Itália (Aeroporto Internazionale Milano-Malpensa – MXP)
• Londres, Reino Unido (Aeroporto de Heathrow – LHR)

Site: http://www.tam.com.br

Por: Walter Ferreira

Publicado em maio 8, 2013, em Empresas aéreas e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: